Uma das coisas mais importantes nas quais líderes envolvidos em transformação social precisam se concentrar é em sua própria transformação pessoal. Devido à nossa natureza caída, todos os líderes devem estar em um processo contínuo de transformação interior que lida com as questões fundamentais do coração, da mente e das emoções.

Na minha opinião, esta é a razão pela qual Jesus falou sobre as atitudes apropriadas do coração em Mateus 5.1-12 antes de nos chamar para funcionarmos como sal da terra e luz do mundo em Mateus 5.13-16! Apenas líderes transformados podem efetivamente transformar a cultura!

Por “líderes transformados” eu me refiro àqueles que permitem o toque constante de Deus em seus corações, mentes e emoções, e por isso refletem melhor o caráter de Cristo. Líderes não transformados são aqueles que geralmente não são tocados pelo Senhor com relação à sua vida interior.

A seguir algumas razões pelas quais eu creio nisso:

  1. Líderes não quebrantados lideram com base em seu próprio ego

Todos nós já vimos líderes que agem com base na ambição carnal ao invés da glória de Deus. Deus disse que não compartilharia sua glória com mais ninguém. Portanto, se não formos quebrantados trabalhamos por nossa própria glória, mesmo que seja em nome do Reino! Jesus disse que apenas os mansos herdariam o Reino de Deus. No Reino Ele resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde.

  1. Líderes inseguros atrapalharão o progresso de líderes emergentes

Aqueles que não possuem suas raízes em Deus como Pai tem suas identidades ligadas às suas realizações. Esse tipo de líder irá sempre tentar ser o chefe e atrasar o progresso de outros líderes que eles temem poder acabar os substituindo!

A chave para a transformação social é criar um movimento que dependa na distribuição de trabalho. Líderes inseguros são as pessoas menos prováveis de consolidar um movimento, já que se tornam um gargalo ao se apegarem a títulos e ao recusarem a delegar a outros líderes mais talentosos!

  1. Líderes arrogantes farão coisas que Deus nunca os mandou fazer

 

Muito frequentemente, usando o nome do Senhor líderes se envolvem em grandes projetos de construção e/ou outras campanhas que geram muito entusiasmo mas nenhum resultado duradouro. O motivo desse fracasso é que o líder é tão compelido pelo sucesso que crê serem seus próprios desejos a voz de Deus e faz coisas que o Senhor nunca os mandou fazer! Deus não é obrigado a abençoar aquilo que ele não comanda. Mesmo assim, esses líderes geralmente acabam ficando amargurados com a igreja e/ou com Deus quando seus planos fracassam! No mínimo, suas atividades carnais geralmente destroem igrejas e movimentos inteiros, o que causa desilusão entre muitos cristãos mais jovens!

4. Como podemos transformar a Cidade dos Homens se primeiramente não modelarmos a Cidade de Deus em nosso próprio contexto?

Líderes reproduzem a essência de quem eles são na sociedade: seus motivos, sua força espiritual, suas metas, etc. Consequentemente, como líderes não transformados poderão manifestar o Reino de Deus em suas comunidades se não o estão modelando em suas próprias vidas pessoais, suas igrejas, seus negócios e/ou suas famílias?  Até certo ponto, iremos reproduzir quaisquer disfunções de nossas almas em outras vidas e/ou organizações as quais lideramos.

5. Apenas aqueles próximos a Deus receberão estratégia divina

Para discipular as nações e trazer transformação sistêmica para a terra, precisamos conhecer e seguir profeticamente a liderança de Deus concernente ao Seu trabalho de transformação de culturas. Comunidades e culturas são tão complexas que apenas o Senhor saberia onde um líder deve concentrar seu investimento para obter os melhores resultados!

Consequentemente, é necessário que todos os líderes tenham intimidade com Deus e passem muito tempo com Ele para que possam ouvir sua voz, e então poderemos fazer apenas aquilo que o Pai está fazendo e abençoando (João 5.19)!

 

6. Apenas o caráter de Cristo pode vencer o sistema caído do mundo

Nosso propósito só pode ser plenamente alcançado se formos conforme a imagem de Cristo (Romanos 8.29-30).

Já que somente Jesus venceu o mundo (João 16.30), a única chance que temos de confrontar e desalojar poderes das trevas inerentes ao sistema mundial é sermos cheios com a força e o poder de Deus (Efésios 6.10-13)!

Podemos ter todo o jargão cristão, a revelação e os versículos bíblicos memorizados mas, no fim das contas, se não formos como Cristo em nossas palavras, atos e caráter e se não estivermos dependendo do poder do Espírito para realizarmos o trabalho de transformação, nunca seremos páreo para as forças das trevas!

7. Pecado sistêmico só pode ser transformado por santidade sistêmica

O pecado sistêmico veio por que o pecado de uma pessoa era contagioso e se tornou regra para muitas outras, que então fizeram disso uma norma para suas comunidades, cidades e nações.

O mal sistêmico só pode ser removido por cristãos que andam em santidade e que assim influenciam muitos outros a fazerem o mesmo. Por fim criam um movimento que remove a norma pecaminosa da sociedade.

No passado, avivamentos mudaram temporariamente a moralidade de um povoado, vilarejo ou cidade, mas precisamos ir um passo mais fundo fortalecendo pessoas transformadas para se tornarem guardiões da sociedade. Eles então ajudarão a mudar os sistemas, que podem criar uma nova (e divina) norma que durará por gerações.

Que o Senhor abra nossos olhos para que tenhamos um mover poderoso de transformação pessoal operando simultaneamente com um forte foco na transformação social. Qualquer movimento dito cristão de transformação social que é baseado em planos carnais irá apenas prejudicar a reputação da verdadeira igreja, o que irá perpetuar e fortalecer os sistemas pecaminosos que estamos tentando mudar!

Facebook Comments